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Análises DOXA

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Cobertura Jornalística

Selecione as eleições de referência e confira a análise quantitativa da cobertura jornalística sobre os principais candidatos a pleitos executivos nos principais jornais do país. Entre os indicadores, estão o monitoramento da visibilidade (aparições), valência das matérias (positiva, negativa ou neutra), enquadramento, temas (agenda-setting) e características formais relativas à paginação, posicionamento, imagens e títulos.

Cobertura Jornalística – Eleições 2002

Divulgamos os resultados da cobertura jornalística dos principais candidatos às eleições presidenciais de 2002 em quatro jornais de grande circulação. Para cada jornal, apresentamos os dados parciais em gráficos relativos à quantidade de vezes em que o nome de cada candidato aparece no noticiário (aparições) e à valência atribuída a cada um nas matérias (positiva, negativa ou neutra). Acompanhe aqui a evolução das candidaturas a presidente nos jornais. Clique nos ícones para baixar os documentos:

Periodicidade. O objetivo de divulgação dos primeiros dados relativos à cobertura das eleições presidenciais de 2002 é disponibilizar quinzenalmente os registros de visibilidade (quantas vezes cada candidato foi citado em cada jornal, valores totais) e valência (proporção de matérias positivas, negativas e neutras na cobertura dada por cada jornal aos quatro principais candidatos).

Definição das valências. Optamos por classificar as valências de acordo com seu efeito potencial para a candidatura em questão, notando-se ou não intenção de viés ou parcialidade jornalística. Desta forma, os principais critérios para identificar a valência da matéria, em relação a cada candidato, procuram esclarecer se ela beneficia ou prejudica sua candidatura.

Positiva: matéria sobre ou com o candidato reproduzindo programa de governo; promessas; declarações do candidato ou do autor da matéria ou de terceiros (pessoas ou entidades) favoráveis (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) ao candidato; reprodução de ataques do candidato a concorrentes, resultados de pesquisas ou comentários favoráveis.

Negativa: matéria reproduzindo ressalvas, críticas ou ataques (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) do autor da matéria, de candidatos concorrentes ou de terceiros a algum candidato, resultados de pesquisas ou comentários desfavoráveis.

Neutra: agenda do candidato, matéria sobre ou citação de candidato sem avaliação moral, política ou pessoal do candidato. Do autor da matéria ou de terceiros, inclusive de concorrentes.

Orientação geral:

  1. Quando uma matéria tem elementos positivos e negativos, prevalece: positiva, se há mais elementos positivos do que negativos; negativa, se há mais elementos negativos do que positivos; neutra, se há equilíbrio entre os elementos positivos e negativos.
  2. Elementos editoriais de destaque, como títulos, subtítulos e legendas, por exemplo, prevalecem sobre o corpo da matéria.

Esta pesquisa se beneficia da discussão coletiva no âmbito da Rede Nacional Mídia e Eleições, que congrega pesquisadores de diversos Estados e instituições. Participam da coleta de dados disponível na página do Doxa:

– Iuperj (Rio de Janeiro e São Paulo): Emerson Urizzi Cervi e Luiz Cláudio Lourenço (pesquisadores doutorandos), Beatriz Mauro, Gabriel Mendes e Marcio Souza (estagiários).

– UNIBH (Minas Gerais): Luiz Ademir de Oliveira (coordenador), Denilson Cajazeiro e Fernanda Vasques (estagiários).

– UFPR (Paraná): Mário Fuks (coordenador), Doacir Quadros, Kathia Delari, Helena Máximo, Everton V. Sobrinho, Luciane Antoniutti, Anderson L. Moreira e Rosangela Oliveira (estudantes).

Cobertura Jornalística – Eleições 2006

Dando prosseguimento às pesquisas empreendidas em 2000, 2002 e 2004, passamos a divulgar a cobertura jornalística dos principais candidatos às eleições presidenciais em quatro jornais de circulação nacional. Para cada jornal, apresentamos os dados parciais em gráficos relativos à quantidade de vezes em que o nome de cada candidato aparece no noticiário (aparições) e à valência atribuída a cada um nas matérias (positiva, negativa ou neutra). Acompanhe aqui a evolução das candidaturas a presidente nos jornais. Clique nos ícones para baixar os documentos:

Definição das valências. Optamos por classificar as valências de acordo com seu efeito potencial para a candidatura em questão, notando-se ou não intenção de viés ou parcialidade jornalística. Desta forma, os principais critérios para identificar a valência da matéria, em relação a cada candidato, procuram esclarecer se ela beneficia ou prejudica sua candidatura.

Periodicidade. O objetivo de divulgação dos primeiros dados relativos à cobertura das eleições presidenciais de 2006 é disponibilizar quinzenalmente os registros de visibilidade (quantas vezes cada candidato foi citado em cada jornal, valores totais) e valência (proporção de matérias positivas, negativas e neutras na cobertura dada por cada jornal aos quatro principais candidatos).

Positiva: matéria sobre ou com o candidato reproduzindo programa de governo; promessas; declarações do candidato ou do autor da matéria ou de terceiros (pessoas ou entidades) favoráveis (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) ao candidato; reprodução de ataques do candidato a concorrentes, resultados de pesquisas ou comentários favoráveis.

Negativa:matéria reproduzindo ressalvas, críticas ou ataques (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) do autor da matéria, de candidatos concorrentes ou de terceiros a algum candidato, resultados de pesquisas ou comentários desfavoráveis.

Neutra: agenda do candidato, matéria sobre ou citação de candidato sem avaliação moral, política ou pessoal do candidato. Do autor da matéria ou de terceiros, inclusive de concorrentes.

Orientação geral:

  1. Quando uma matéria tem elementos positivos e negativos, prevalece: positiva, se há mais elementos positivos do que negativos; negativa, se há mais elementos negativos do que positivos; neutra, se há equilíbrio entre os elementos positivos e negativos.
  2. Elementos editoriais de destaque, como títulos, subtítulos e legendas, por exemplo, prevalecem sobre o corpo da matéria.

Esta pesquisa se beneficia da discussão coletiva no âmbito da Rede Nacional Mídia e Eleições, que congrega pesquisadores de diversos Estados e instituições. Participam da coleta de dados disponível na página do Doxa:

– IUPERJ (Rio de Janeiro e São Paulo): Patrícia Gomes Lima, Thiago Mattos, Pollyanna Bretas, Marcella Nunes, Andrezza Oliveira e Carolina Peixe

Cobertura Jornalística – Eleições 2010

Dando prosseguimento às pesquisas empreendidas em 2000, 2002, 2004 e 2006 passamos a divulgar a cobertura jornalística dos principais candidatos às eleições presidenciais em quatro jornais de circulação nacional. Para cada jornal, apresentamos os dados parciais em gráficos relativos à quantidade de vezes em que o nome de cada candidato aparece no noticiário (aparições) e à valência atribuída a cada um nas matérias (positiva, negativa ou neutra). Acompanhe aqui a evolução das candidaturas a presidente nos jornais. Clique nos ícones para baixar os documentos:

Definição das valências. Optamos por classificar as valências de acordo com seu efeito potencial para a candidatura em questão, notando-se ou não intenção de viés ou parcialidade jornalística. Desta forma, os principais critérios para identificar a valência da matéria, em relação a cada candidato, procuram esclarecer se ela beneficia ou prejudica sua candidatura.

Periodicidade. O objetivo de divulgação dos primeiros dados relativos à cobertura das eleições presidenciais de 2006 é disponibilizar quinzenalmente os registros de visibilidade (quantas vezes cada candidato foi citado em cada jornal, valores totais) e valência (proporção de matérias positivas, negativas e neutras na cobertura dada por cada jornal aos quatro principais candidatos).

Positiva: matéria sobre ou com o candidato reproduzindo programa de governo; promessas; declarações do candidato ou do autor da matéria ou de terceiros (pessoas ou entidades) favoráveis (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) ao candidato; reprodução de ataques do candidato a concorrentes, resultados de pesquisas ou comentários favoráveis.

Negativa: matéria reproduzindo ressalvas, críticas ou ataques (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) do autor da matéria, de candidatos concorrentes ou de terceiros a algum candidato, resultados de pesquisas ou comentários desfavoráveis.

Neutra: agenda do candidato, matéria sobre ou citação de candidato sem avaliação moral, política ou pessoal do candidato. Do autor da matéria ou de terceiros, inclusive de concorrentes.

Orientação geral:

  1. Quando uma matéria tem elementos positivos e negativos, prevalece: positiva, se há mais elementos positivos do que negativos; negativa, se há mais elementos negativos do que positivos; neutra, se há equilíbrio entre os elementos positivos e negativos.
  2. Elementos editoriais de destaque, como títulos, subtítulos e legendas, por exemplo, prevalecem sobre o corpo da matéria.

Esta pesquisa se beneficia da discussão coletiva no âmbito da Rede Nacional Mídia e Eleições, que congrega pesquisadores de diversos Estados e instituições.

Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral

Veja as transcrições resumidas do HGPE de 1989, realizadas por Afonso de Albuquerque, em sua tese de doutoramento, “Aqui você vê a verdade na TV”, Niterói, MCII/UFF, 1999. Conheça, também, a pesquisa desenvolvida por Luciana Veiga e Raul Magalhães sobre a recepção e o efeito persuasivo da propaganda eleitoral na TV na formação da intenção de voto na campanha presidencial de 1998.

Debates Eleitorais

Os debates presidenciais foram peças importantes dentro da campanha presidencial de 2002. Tivemos quatro debates televisivos entre os principais candidatos à presidência da república, sendo três no primeiro turno e um no segundo. Esses eventos tiveram uma ampla cobertura da mídia e repercutiram junto à opinião pública. O Doxa realizou, em parceria com o Massachusetts Institut of Technology – MIT, pesquisas qualitativas e quantitativas junto ao eleitorado para avaliar a recepção dos debates presidenciais no primeiro e segundo turnos da eleição de 2002. Confira!

Mapas Eleitorais

Os mapas de votação disponibilizados fazem parte do projeto “Geografia do voto no Estado do Rio de Janeiro: estratégias partidárias e bases sociais do voto”, que visa identificar padrões de distribuição de voto no Estado do Rio de Janeiro, buscando distinguir o efeito de variáveis espaciais, variáveis sociodemográficas, classicamente estudadas pela sociologia eleitoral, e variáveis políticas. Os mapas disponibilizados na etapa atual da pesquisa apresentam a distribuição dos votos dos candidatos por bairro na cidade do Rio de Janeiro.

Análise Crítica

A análise crítica disponibiliza artigos com temas específicos que marcaram à política brasileira, que tem como fonte o NEXO JORNAL com a contribuição de Argelina Figueiredo com Natalia Block, sobre “O número de partidos que apresentaram candidatos a uma vaga na bancada fluminense da Câmara dos Deputados entre 1998-2014”. E também, análise de Fernando Guarnieri sobre “A trajetória e o futuro do partido PSDB”.

E também, com as análises feitas para o IESP nas eleições de 2018, com a contribuição de Douglas Curvelo, que fez análise sobre “Resumo Horário Eleitoral de Propaganda para Governador do estado do Rio de Janeiro (01/10 – 03/10)”. E Carolina de Paula, que analisou “O que esperam os eleitores indecisos progressistas para o pleito presidencial?”.