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Análises de Conjuntura Eleitoral

As publicações do Doxa estão divididas em dois tipos. O primeiro refere-se a textos de natureza acadêmica publicados como livros e artigos em livros ou revistas científicas. O segundo tipo, “Análises de Conjuntura Eleitoral”, compreende textos produzidos em períodos eleitorais sobre as diferentes etapas e dimensões da campanha. Resultam do acompanhamento e da análise de pesquisas de opinião, programas eleitorais gratuitos, debates, cobertura jornalística etc. Em alguns casos, como no do projeto “Iesp nas eleições”, 2018, e no da plataforma Votaaí, 2020, o objetivo é atingir o eleitor comum e ampliar o debate eleitoral.

Plataforma “Votaaí: Conectando você a propostas eleitorais”Eleições 2020

Idealizado e coordenado por Nara Salles, inaugurado nas eleições municipais de 2020, o projeto consistiu na construção de uma plataforma interativa com base nos programas de governo registrados no TSE pelos partidos das candidatas(os) a prefeitas(os). Com o objetivo de divulgação dos programas de governo, o projeto visava, principalmente, a fornecer aos eleitores ferramentas para a análise de seus conteúdos e da comparação entre eles. A íntegra dos programas das eleições de 2020 estão disponíveis para consulta.

Iesp nas Eleições2018 e a crise da democracia brasileira

O projeto “Iesp nas Eleições”, iniciado em janeiro de 2018, reuniu vários laboratórios de pesquisa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj, visando a produção de textos e vídeos conceituais sobre as instituições e os atores da política brasileira, assim como análises das várias etapas da campanha e do processo eleitoral de 2018. Destacamos aqui a participação do Doxa no projeto.

Cap 5. Opinião Pública e Campanha Eleitoral
Resumo do horário eleitoral gratuito de propaganda eleitoral (HGPE)

Cobertura Jornalística

Selecione as eleições de referência e confira a análise quantitativa da cobertura jornalística sobre os principais candidatos a pleitos executivos nos principais jornais do país. Entre os indicadores, estão o monitoramento da visibilidade (aparições), valência das matérias (positiva, negativa ou neutra), enquadramento, temas (agenda-setting) e características formais relativas à paginação, posicionamento, imagens e títulos.

Cobertura Jornalística – Eleições 2002

Divulgamos os resultados da cobertura jornalística dos principais candidatos às eleições presidenciais de 2002 em quatro jornais de grande circulação. Para cada jornal, apresentamos os dados parciais em gráficos relativos à quantidade de vezes em que o nome de cada candidato aparece no noticiário (aparições) e à valência atribuída a cada um nas matérias (positiva, negativa ou neutra). Acompanhe aqui a evolução das candidaturas a presidente nos jornais. Clique nos ícones para baixar os documentos:

Periodicidade. O objetivo de divulgação dos primeiros dados relativos à cobertura das eleições presidenciais de 2002 é disponibilizar quinzenalmente os registros de visibilidade (quantas vezes cada candidato foi citado em cada jornal, valores totais) e valência (proporção de matérias positivas, negativas e neutras na cobertura dada por cada jornal aos quatro principais candidatos).

Definição das valências. Optamos por classificar as valências de acordo com seu efeito potencial para a candidatura em questão, notando-se ou não intenção de viés ou parcialidade jornalística. Desta forma, os principais critérios para identificar a valência da matéria, em relação a cada candidato, procuram esclarecer se ela beneficia ou prejudica sua candidatura.

Positiva: matéria sobre ou com o candidato reproduzindo programa de governo; promessas; declarações do candidato ou do autor da matéria ou de terceiros (pessoas ou entidades) favoráveis (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) ao candidato; reprodução de ataques do candidato a concorrentes, resultados de pesquisas ou comentários favoráveis.

Negativa: matéria reproduzindo ressalvas, críticas ou ataques (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) do autor da matéria, de candidatos concorrentes ou de terceiros a algum candidato, resultados de pesquisas ou comentários desfavoráveis.

Neutra: agenda do candidato, matéria sobre ou citação de candidato sem avaliação moral, política ou pessoal do candidato. Do autor da matéria ou de terceiros, inclusive de concorrentes.

Orientação geral:

  1. Quando uma matéria tem elementos positivos e negativos, prevalece: positiva, se há mais elementos positivos do que negativos; negativa, se há mais elementos negativos do que positivos; neutra, se há equilíbrio entre os elementos positivos e negativos.
  2. Elementos editoriais de destaque, como títulos, subtítulos e legendas, por exemplo, prevalecem sobre o corpo da matéria.

Esta pesquisa se beneficia da discussão coletiva no âmbito da Rede Nacional Mídia e Eleições, que congrega pesquisadores de diversos Estados e instituições. Participam da coleta de dados disponível na página do Doxa:

– Iuperj (Rio de Janeiro e São Paulo): Emerson Urizzi Cervi e Luiz Cláudio Lourenço (pesquisadores doutorandos), Beatriz Mauro, Gabriel Mendes e Marcio Souza (estagiários).

– UNIBH (Minas Gerais): Luiz Ademir de Oliveira (coordenador), Denilson Cajazeiro e Fernanda Vasques (estagiários).

– UFPR (Paraná): Mário Fuks (coordenador), Doacir Quadros, Kathia Delari, Helena Máximo, Everton V. Sobrinho, Luciane Antoniutti, Anderson L. Moreira e Rosangela Oliveira (estudantes).

Cobertura Jornalística – Eleições 2006

Dando prosseguimento às pesquisas empreendidas em 2000, 2002 e 2004, passamos a divulgar a cobertura jornalística dos principais candidatos às eleições presidenciais em quatro jornais de circulação nacional. Para cada jornal, apresentamos os dados parciais em gráficos relativos à quantidade de vezes em que o nome de cada candidato aparece no noticiário (aparições) e à valência atribuída a cada um nas matérias (positiva, negativa ou neutra). Acompanhe aqui a evolução das candidaturas a presidente nos jornais. Clique nos ícones para baixar os documentos:

Definição das valências. Optamos por classificar as valências de acordo com seu efeito potencial para a candidatura em questão, notando-se ou não intenção de viés ou parcialidade jornalística. Desta forma, os principais critérios para identificar a valência da matéria, em relação a cada candidato, procuram esclarecer se ela beneficia ou prejudica sua candidatura.

Periodicidade. O objetivo de divulgação dos primeiros dados relativos à cobertura das eleições presidenciais de 2006 é disponibilizar quinzenalmente os registros de visibilidade (quantas vezes cada candidato foi citado em cada jornal, valores totais) e valência (proporção de matérias positivas, negativas e neutras na cobertura dada por cada jornal aos quatro principais candidatos).

Positiva: matéria sobre ou com o candidato reproduzindo programa de governo; promessas; declarações do candidato ou do autor da matéria ou de terceiros (pessoas ou entidades) favoráveis (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) ao candidato; reprodução de ataques do candidato a concorrentes, resultados de pesquisas ou comentários favoráveis.

Negativa:matéria reproduzindo ressalvas, críticas ou ataques (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) do autor da matéria, de candidatos concorrentes ou de terceiros a algum candidato, resultados de pesquisas ou comentários desfavoráveis.

Neutra: agenda do candidato, matéria sobre ou citação de candidato sem avaliação moral, política ou pessoal do candidato. Do autor da matéria ou de terceiros, inclusive de concorrentes.

Orientação geral:

  1. Quando uma matéria tem elementos positivos e negativos, prevalece: positiva, se há mais elementos positivos do que negativos; negativa, se há mais elementos negativos do que positivos; neutra, se há equilíbrio entre os elementos positivos e negativos.
  2. Elementos editoriais de destaque, como títulos, subtítulos e legendas, por exemplo, prevalecem sobre o corpo da matéria.

Esta pesquisa se beneficia da discussão coletiva no âmbito da Rede Nacional Mídia e Eleições, que congrega pesquisadores de diversos Estados e instituições. Participam da coleta de dados disponível na página do Doxa:

– IUPERJ (Rio de Janeiro e São Paulo): Patrícia Gomes Lima, Thiago Mattos, Pollyanna Bretas, Marcella Nunes, Andrezza Oliveira e Carolina Peixe

Cobertura Jornalística – Eleições 2010

Dando prosseguimento às pesquisas empreendidas em 2000, 2002, 2004 e 2006 passamos a divulgar a cobertura jornalística dos principais candidatos às eleições presidenciais em quatro jornais de circulação nacional. Para cada jornal, apresentamos os dados parciais em gráficos relativos à quantidade de vezes em que o nome de cada candidato aparece no noticiário (aparições) e à valência atribuída a cada um nas matérias (positiva, negativa ou neutra). Acompanhe aqui a evolução das candidaturas a presidente nos jornais. Clique nos ícones para baixar os documentos:

Definição das valências. Optamos por classificar as valências de acordo com seu efeito potencial para a candidatura em questão, notando-se ou não intenção de viés ou parcialidade jornalística. Desta forma, os principais critérios para identificar a valência da matéria, em relação a cada candidato, procuram esclarecer se ela beneficia ou prejudica sua candidatura.

Periodicidade. O objetivo de divulgação dos primeiros dados relativos à cobertura das eleições presidenciais de 2006 é disponibilizar quinzenalmente os registros de visibilidade (quantas vezes cada candidato foi citado em cada jornal, valores totais) e valência (proporção de matérias positivas, negativas e neutras na cobertura dada por cada jornal aos quatro principais candidatos).

Positiva: matéria sobre ou com o candidato reproduzindo programa de governo; promessas; declarações do candidato ou do autor da matéria ou de terceiros (pessoas ou entidades) favoráveis (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) ao candidato; reprodução de ataques do candidato a concorrentes, resultados de pesquisas ou comentários favoráveis.

Negativa: matéria reproduzindo ressalvas, críticas ou ataques (contendo avaliação de ordem moral, política ou pessoal) do autor da matéria, de candidatos concorrentes ou de terceiros a algum candidato, resultados de pesquisas ou comentários desfavoráveis.

Neutra: agenda do candidato, matéria sobre ou citação de candidato sem avaliação moral, política ou pessoal do candidato. Do autor da matéria ou de terceiros, inclusive de concorrentes.

Orientação geral:

  1. Quando uma matéria tem elementos positivos e negativos, prevalece: positiva, se há mais elementos positivos do que negativos; negativa, se há mais elementos negativos do que positivos; neutra, se há equilíbrio entre os elementos positivos e negativos.
  2. Elementos editoriais de destaque, como títulos, subtítulos e legendas, por exemplo, prevalecem sobre o corpo da matéria.

Esta pesquisa se beneficia da discussão coletiva no âmbito da Rede Nacional Mídia e Eleições, que congrega pesquisadores de diversos Estados e instituições.

Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral

Veja as transcrições resumidas do HGPE de 1989, realizadas por Afonso de Albuquerque, em sua tese de doutoramento, “Aqui você vê a verdade na TV”, Niterói, MCII/UFF, 1999. Conheça, também, a pesquisa desenvolvida por Luciana Veiga e Raul Magalhães sobre a recepção e o efeito persuasivo da propaganda eleitoral na TV na formação da intenção de voto na campanha presidencial de 1998.

Debates Eleitorais

Os debates presidenciais foram peças importantes dentro da campanha presidencial de 2002. Tivemos quatro debates televisivos entre os principais candidatos à presidência da república, sendo três no primeiro turno e um no segundo. Esses eventos tiveram uma ampla cobertura da mídia e repercutiram junto à opinião pública. O Doxa realizou, em parceria com o Massachusetts Institut of Technology – MIT, pesquisas qualitativas e quantitativas junto ao eleitorado para avaliar a recepção dos debates presidenciais no primeiro e segundo turnos da eleição de 2002. Confira!